psicofármaco - ορισμός. Τι είναι το psicofármaco
DICLIB.COM
AI-based language tools
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:     

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από τεχνητή νοημοσύνη

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι psicofármaco - ορισμός

PSICOTRÓPICOS
Substância psicoativa; Substâncias psicoativas; Psicotropicos; Drogas psicotrópicas; Entorpecente; Drogas psicadélicas; Psicotrópico; Drogas psicodélicas; Psicotrópicos; Psicotrópicas; Psicoativa; Psicoactiva; Psicoativo; Psicoactivo; Psicofármaco; Substâncias psicotrópicas; Alcaloide psicoativo; Droga psicoactiva; Drogas psicoativas; Psicofármacos

psicofármaco         
adj+sm (psico+fármaco) Farm Diz-se de, ou o medicamento utilizado em psicofarmacologia.
psicofármaco      
adj.s.m.
-farm diz-se de ou fármaco us. em psicofarmacologia
-etim psic(o)- + fármaco ; ver farmac(o)-
entorpecente         
adj m+f (de entorpecer) Que entorpece
sm Qualquer substância tóxica que inibe certos centros nervosos, produzindo inércia física, alterações da sensibilidade, sonolência e outros sintomas.

Βικιπαίδεια

Droga psicoativa

Uma substância psicoativa, substância psicotrópica, droga psicotrópica ou simplesmente psicotrópico é uma substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência. Essa alteração pode ser proporcionada para fins recreacionais (alteração proposital da consciência); religiosos (uso de enteógenos); científicos (visando a compreensão do funcionamento da mente); ou médico-farmacológicos (como medicação). Alternativamente, tal efeito na mente pode não ser o objetivo do consumo da substância psicotrópica, mas um efeito adverso do mesmo.

Tais alterações subjetivas da consciência e do humor são fonte de prazer (por exemplo, a euforia) ou servem para criar uma melhora nos sentidos e estados já experimentados naturalmente (por exemplo, o aumento da concentração), ou uma mudança na perspectiva mental, podendo aumentar também a criatividade, por isso, tantos artistas e intelectuais são defensores do consumo dessas drogas. Tais efeitos das drogas, contudo, podem levar ao uso recorrente das mesmas, o que pode levar à dependência física ou psicológica, promovendo um ciclo progressivamente mais difícil de ser interrompido. A impossibilidade física ou psicológica de interrupção desse ciclo caracteriza o vício em drogas, também chamado de drogadição e toxicodependência. A reabilitação de drogaditos ou toxicodependentes geralmente envolve uma combinação de psicoterapia, grupos de apoio, e até mesmo o uso de outras substâncias psicoativas que ajudam a interromper o ciclo de dependência.

A ética relativa ao uso dessas drogas é assunto de um contínuo debate, em parte por causa desse potencial para abuso e dependência. Muitos governos têm imposto restrições sobre a produção e venda dessas substâncias, na tentativa de diminuir o abuso de drogas.